Frente Integralista São Gonçalense

“Está na hora de mudar”

 Destaques
setembro 12
11:49 2017

Acima vemos frente e verso de uma peça rara relacionada a este momento da Política Nacional: Um cartão postal vendido em prol desta campanha.

Em 21 de março de 1955, durante a Convenção Nacional do Partido de Representação Popular – PRP, o Presidente Nacional do Partido Plínio Salgado teve seu nome indicado para candidatura à Presidência da República, nas eleições a serem realizadas no dia 03 de outubro de 1955.

Verso de Cartão postal vendido em prol desta campanha.

Com o bordão “Está na hora de mudar. Para mudar, vote em Plínio Salgado. Para continuar como está, qualquer um serve” o pioneiro do municipalismo se lançou ao pleito sem acordos ou alianças com outros partidos políticos. Obteve significativa votação em diversas partes do Brasil, atraindo grandes multidões em seus comícios como o realizado em 5 de setembro de 1955, na Avenida João Pessoa em Curitiba – PR.

Diferente de outras campanhas milionárias, as carreatas Populistas não contavam com vultosas somas de reis, ao contrario, a falta de dinheiro fez com que Plínio Salgado viajasse para muitas regiões inóspitas do Brasil de automóvel, diferente de seus concorrentes que possuíam grandes somas de dinheiro podendo se utilizar de aviões particulares.

Devido a estes problemas durante a campanha se optou por ir de automóvel a muitas atividades, em uma dessas viagens no interior de São Paulo a comitiva voltava de mais um comício, no total foram 320, no trajeto o veiculo em que se encontrava o candidato capotou e fez com que fraturasse o nariz. No dia 03 de outubro de 1955 a Revista Manchete registrou imagem de Plínio Salgado colocando seu voto na urna ainda com curativos em seu rosto, demonstrando que este acidente não o abalou ao contrario o fortaleceu.

A fim de tentar amenizar os problemas financeiros, a Secretaria Nacional de Propaganda, chefiada por Moises Braga, promoveu diversas campanhas para angariar fundos cobrindo assim despesas decorrentes. Inúmeros artigos foram produzidos, bônus, cédulas, lapelas, cartazes, gôndolas entre outros. A maioria destes artigos ainda é possível ser encontrar em antiquários e leilões virtuais.

Artigo publicado originalmente em:  http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2010/12/esta-na-hora-de-mudar.html

Compartilhar na rede

Artigos Relacionados

Postagens por data

abril 2018
D S T Q Q S S
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Patrocinadores

Anuncie aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui